A prata 925 é uma das mais utilizadas no mundo das joias, sendo a escolha preferida dos designers e muito apreciada pelos clientes. Porém, esse é um tema que ainda gera muitas dúvidas e curiosidades em quem está em busca desse tipo de peça.
Quando os revendedores conseguem responder a essas perguntas, é possível conquistar ainda mais a confiança e a satisfação do cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo em sua loja.
Então, prepare-se para descobrir tudo que você precisa saber sobre a prata 925 e potencialize suas vendas!
1. Por que a prata 925 recebe esse nome?
O nome “prata 925” é uma referência sobre a composição específica desse tipo de liga de prata. As joias produzidas com esse metal possuem 92,5% de prata pura e os 7,5% restantes formados por outros metais.
Isso não torna ela de qualidade inferior, pelo contrário! É um dos maiores percentuais de pureza e, ao mesmo tempo, essa combinação torna a prata mais resistente e adequada para a produção de joias!
2. Quais são as diferenças entre a prata pura e a prata esterlina?
A principal diferença entre a prata pura e a prata esterlina está em sua composição. A prata pura, também conhecida como “prata fina”, possui um percentual de 99,9% de prata. Isso torna ela muito macia e, consequentemente, deforma com maior facilidade. Por isso, ela é mais utilizada em aplicações industriais.
Já a prata esterlina, ou prata 925, é uma liga que combina 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais. Isso permite que ele tenha um pouco mais de rigidez e esteja menos propenso a deformações e arranhões, e sem perder o brilho e beleza da prata.
3. Por que a prata 925 é a mais utilizada para confecção de joias?
A prata 925 é a preferida no mundo da joalheria pela sua combinação perfeita entre estética e funcionalidade. Ela oferece o brilho conhecido da prata pura, porém, com a resistência necessária para que as joias possam ser usadas diariamente sem se deformarem.
Esse equilíbrio permite que os designers criem joias detalhadas e duráveis, que se adaptam a diferentes estilos e ocasiões.
Apesar de serem um pouco mais resistentes em comparação a prata pura, ela ainda conserva uma parte da sua maleabilidade, facilitando o trabalho dos joalheiros na criação de peças com designs complexos. Por isso, é mais fácil encontrar joias com maior versatilidade de opções nesse mercado!
A combinação entre durabilidade e versatilidade são um excelente atrativo para os revendedores, já que as joias de prata 925 têm grande apelo no mercado e conseguem atender a um público bem variado.
4. Por que a prata 925 escurece?
Uma das dúvidas mais comuns sobre joias de prata 925 é se ela escurece por não ser original. A verdade é que as peças originais escurecem sim, e isso não faz com que elas percam a sua qualidade!
Esse é um processo natural chamado de oxidação. Ele ocorre a partir da reação da prata com o enxofre presente no ar ou no suor da pessoa que está utilizando a peça. Ainda, pode ser que esse elemento chegue até a joia no contato com produtos químicos no dia a dia.
Essa reação cria uma camada superficial de sulfeto de prata. Isso faz com que fique um ar mais escuro na peça. Porém, isso não afeta a sua qualidade. Esse sulfeto pode ser removido ao limpar a joia de prata 925, seja com produtos específicos para isso, ou com formas caseiras de limpeza.
Vale a pena dar algumas dicas para seus clientes, que ajudarão a manter o brilho delas por mais tempo:
- Armazenar as joias corretamente, de preferência, em caixinhas ou saquinhos específicos para isso, evitando o contato com ar externo;
- Sempre tirá-las quando tiver contato com produtos químicos (por exemplo, tirar anéis ao limpar casa ou evitar o contato com perfumes e cremes);
- Guardar as peças em locais secos e protegidos da luz.
5. A prata 925 pode ser molhada?
Sim, a prata 925 pode ter contato com água normalmente. Porém, para isso, deve ser tomado alguns cuidados. A água em si não danifica a prata, mas o contato constante com produtos químicos presentes em piscinas, banhos ou em produtos de limpeza podem acelerar o processo de oxidação.
Por isso, a recomendação de tirar as peças ao tomar banho, por exemplo, não é devido à água, mas sim pelos produtos químicos que são utilizados na rede de tubulação para tratamento dela.
Se a peça for molhada, basta secá-la com um pano apropriado, para evitar manchas. Também é importante não guardar a joia enquanto ela ainda estiver úmida, já que isso pode contribuir para o surgimento de manchas escuras.
Conte com a Nagalli para oferecer as melhores joias em prata 925 para seus clientes!
Além de conhecer as melhores curiosidades sobre as joias em prata 925, também é importante contar com fornecedores que entreguem as melhores opções para encantar seus clientes.
Com a Nagalli, você terá todo o suporte durante o processo de escolha das joias para o portfólio, além de poder tirar suas dúvidas com nossas atendentes. Também encontrará as melhores joias produzidas com prata 925 certificada, design único e com um acabamento impecável!
Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!