Vender é bom demais! A cliente chega, gosta do seu catálogo e compra um lindo pingente em prata 925. E depois, como fica essa relação?
O pós-venda é de extrema importância para que você continue ampliando o relacionamento com suas clientes, deixando-as sempre satisfeitas. Afinal, uma compra realizada é sinal de que aquela tornozeleira prata do seu catálogo tinha qualidade e beleza, mas duas vendas para a mesma pessoa é ainda melhor, não é mesmo?
Para ajudar você a melhorar o pós-venda, separamos algumas ideias para aplicar hoje mesmo. Confira!
1 – Crie uma rotina
Organize uma rotina em sua loja que inclua tarefas e compromissos a respeito do pós-venda. Boa parte dos empreendedores que atuam com choker prata 925 se concentram apenas nas ações de venda, criando campanhas de marketing para atrair novos clientes. Mas o segredo do sucesso no setor de joias é continuar vendendo para os mesmos clientes. Não adianta apenas ter uma tornozeleira prata nova no catálogo; é preciso compreender o que a cliente precisa depois de ter comprado um pingente em prata 925, por exemplo.
2 – Se coloque à disposição para dúvidas
No momento da compra, se coloque à disposição para sanar dúvidas e em caso de o cliente precisar trocar o produto. Se ela comprou um choker prata 925, você pode fazer um pós-venda com o intuito de saber como ficou e dar dicas para manter a peça sempre brilhante. Dicas de combinações e looks também são bem-vindas no pós-venda.
3 – Procure você primeiro
Jamais deixe que seja o cliente a procurar primeiro depois de uma venda realizada. Espere entre dois a três dias e envie uma mensagem. O pós-venda deve servir como uma ampliação da conexão entre cliente e empresa, com o intuito, inclusive, de fazer uma espécie de pesquisa de satisfação sobre a tornozeleira prata ou serviços que tenha adquirido.
4 – Faça uma ficha de cada cliente
Na primeira compra, pegue os dados da cliente para criar uma ficha cadastral e conhecer melhor as preferências dela sobre joias. Se prefere choker prata 925, se é mais adepta de anéis ou se gosta de tornozeleira prata. Esse tipo de informação é valiosa para você poder trabalhar as promoções.
5 – Benefícios especiais na segunda compra
Por último, ofereça no pós-venda uma promoção especial para compras posteriores que a cliente faça na loja. Isso vai incentivá-la a comprar mais. Ofereça também benefícios para que ela se sinta mais à vontade.
Viu, como é fácil fazer um bom pós-venda?