A prata sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, dada sua beleza e fácil combinação com qualquer estilo que se use.
Devido a isso, ela também marca presença no atacado de joias, devido grande procura dos clientes.
Hoje vamos falar um pouco sobre o que é a prata 925 e as diferenças desse metal nobre.
Entenda mais sobre as diferenças entre os tipos de prata
“Prata 800” indica que contêm 20% de liga (outros metais), é mais utilizada na Itália.
“Prata 833” tem 16% de liga e é mais utilizada em Portugal.
“Prata 835” tem, além de 16% liga, leva um banho de prata e aparece mais na Alemanha e em outros países do leste europeu. As antigas pratas americanas têm teor de 90%, também chamada de Coin, são compostas de moedas produzidas entre 1792 e 1837.
“Prata 916” contém 8% de liga e é mais usada em Portugal.
“Prata 925” representa a composição da prata, que tem 92,5% de prata pura e o restante da composição vem de outros metais (normalmente cobre).
“Prata 950” indica que a joia tem 95% da composição em prata pura e os outros 5%, de outros metais.
“Prata 990” significa que ela é quase 1.000 – ou seja, puríssima. Não é composta de outras ligas ou metais, como o cobre.
Em comum, todas elas têm a denominação “Prata de Lei”. Esse termo surgiu no século XIII, quando o então Rei Dom Afonso II, de Portugal, aprovou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura e, aplicava severas punições para quem fabricasse peças de pratas inferiores.
Até hoje, esse padrão é adotado internacionalmente.
No Brasil, a prata de lei pode ser tanto a 925 quanto a 950, dependendo do uso e da região. Essas são ligas de prata com maior durabilidade e qualidade.
ATENÇÃO!
Quando você for comprar a sua aliança, uma joia ou algum outro item em PRATA é importante ficar atento a essa descrição da prata. Caso não seja Prata 950 ou Prata 925, não compre, pois será uma peça que a composição, em sua maioria, não é prata e que não está dentro da lei no Brasil.
Ao comprar prata 925 no atacado, lembre-se de verificar a procedência do material.
CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O MATERIAL
1) Faça o armazenamento em local seco evitando contato com produtos de limpeza ou outros metais;
2) Guarde as joias ou peças pequenas dentro de saquinhos de pano ou flanela, evitando assim o contato direto com a umidade e com a poeira;
3) Evite guardar as peças sujas ou deixá-las sujas por muito tempo. Lembre-se de realizar a limpeza.
4) A umidade é o maior inimigo da conservação da prata, então sempre guarde as peças completamente secas e, se possível, com proteção;
5) Mantenha uma flanela macia separada exclusivamente para limpeza ou polimentos das peças de prata.
Quer trabalhar com Joias de Prata Atacado? Fale com a Joias Nagalli agora e tenha sucesso nas vendas de prata no atacado.