Descobrir se a joia que comprei é prata de lei 925 tem sido uma das maiores dúvidas do consumidor final. Se você vende joias em prata 925 no atacado, certamente já se deparou com esta pergunta de seu revendedor.
Sendo esta uma das perguntas mais frequentes, muitas marcas de joias tem buscado cada vez mais investir em modelos de joias que realmente possuam esta autenticidade.
Isto porque, como em todo ramo, existem aqueles oportunistas que vendem produtos fabricados com “prata baixa” como se fossem prata de lei.
Por isso é importante que você empreendedor de joias em prata no atacado saiba como investir e como assegurar ao seu cliente que a joia que você vende é prata de Lei.
Confira abaixo, o que é prata de lei, como identificá-la e onde comprá-la no atacado:
O que é a Prata de Lei 925?
O termo Prata de Lei foi estabelecido no século XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a esta e esse padrão internacional vale até hoje. Ou seja, dizer que a joia em prata 925 é o mesmo que dizer que ela é prata de lei, pois os dois nomes são sinônimos e se referem à liga mais nobre do mesmo metal.
Mas a prata 950 também é prata de lei? Sim, Como o propósito da Lei era evitar a fabricação de prata baixa, ou seja prata inferior a 925, tanto a prata 925 quanto a 950 são reconhecidas como Prata de Lei.
E qual a diferença entre a Prata 925 e Prata 950? A diferença está na composição.
- Prata 925 é a liga metálica composta de 92,5% de prata pura e outros 7,5% de outra liga metálica, como níquel, cobre e zinco, sendo o cobre o mais utilizado.
- Prata 950 é a liga metálica composta de 95% de prata pura e outros 5% de metal não nobre.
A prata 1000 (prata fina ou prata pura) é muito maleável para ser utilizada na fabricação de joias, por isso a necessidade de misturar com outra liga de metal não nobre, a fim de dar a ela a rigidez necessária para desenvolver um modelo de joia.
Mas afinal, como identificar se a joia que comprei é prata de lei 925? Confira algumas dicas:
Como saber se a joia é de Prata de Lei 925?
1. Certificação da autenticidade da Prata 925: Ter conhecimento da sua procedência e possuir o certificado de garantia da peça já diminui na maioria dos casos a dúvida de sua autenticidade.
2. Carimbo (ou selo) do metal: As joias de prata feitas sob o padrão internacional possuem, via de regra, o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça o timbre “925” ou os demais selos: “950”, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização são a 950 e a 925. Esses números representam a pureza do metal. Alguns fabricantes optam por timbrar o produto com sua marca para garantir não só a autenticidade do metal como também sua fabricação.
3. Utilize a lixa de unha para fazer a confirmação se existe banho: Para confirmar se a joia que você possui tem ou não um revestimento, pegue uma lixa de unha e passe na superfície da peça. Busque lixar em uma parte pouco visível, pois caso a lixa retire o possível banho, a joia não ficará com aspecto danificado. O objetivo ao passar a lixa é observar se o local mudou a cor para vermelho ou amarelo; caso mude, indicará então que não é prata.
4. Teste com imã: Um teste simples de se fazer é utilizando o imã. Devido a prata não ser um metal magnético, ela não conseguirá reagir na presença do imã. Para facilitar, utilize um ímã forte que permita identificar algum possível movimento do metal suspeito.
5. Teste pela oxidação: Uma característica da prata é que ela oxida (escurece) em contato com alguns tipos de substâncias químicas. Um produto comum que pode ser utilizado é a água sanitária.
Pegue a peça que está sendo analisada e pingue uma gota e observe a reação. Se dentro de alguns minutos a jóia ficar oxidada significa que ela é de prata (ou o revestimento é de prata).
Obs: Após o teste, para fazer a limpeza basta colocar em uma vasilha de alumínio com água, um pequeno pedaço de sabão de coco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e ferver por alguns minutos. [Leia também: 3 dicas infalíveis para limpar as joias em prata 925]
6. Teste do gelo: A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
Onde comprar Prata de Lei 925 no atacado?
Pesquise sempre a procedência de fornecedores para não correr o risco de comprar joias em prata no atacado que não sejam prata de lei.
A Nagalli é uma fábrica de joias em Prata 925 que utiliza somente a prata de lei com essa porcentagem e oferece joias com design exclusivos e qualidade há 48 anos.
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!