Para toda pessoa que deseja empreender com prata no atacado é natural a busca por clareza do mercado que está investindo. O desejo de empreender para alcançar a liberdade financeira e tantos outros benefícios, como flexibilidade de horários e rotina mais leve, nem sempre são suficientes para dar o start no negócio.
Para tirar do papel o sonho do empreendedorismo com a prata no atacado e fazer acontecer, é necessário muito planejamento e disposição, para que o investimento tenha sucesso.
Por isso, no post de hoje, preparamos um guia orientativo sobre alguns pontos importantes que você precisa saber, antes de começar a vender prata no atacado.
Confira as respostas para as dúvidas mais pesquisadas na internet por quem deseja revender.
Acompanhe a leitura!
Qual é a prata mais pura?
A prata mais pura é conhecida como prata 1.000, pois ela é caracterizada com 100% de sua composição do próprio metal prata. Porém, este tipo de composição não é o adequado para fabricação de joias, por ser mais “mole”, ou seja, ela não tem rigidez necessária para o ourives ou o fabricante de joias em prata no atacado poder trabalhar com o material.
A prata é um metal nobre encontrado na natureza, e para que se torne rígido o suficiente a ponto de ser transformado em joia, é necessário misturar a prata pura a uma pequena quantidade de outro metal, como por exemplo, o cobre, a fim de obter a consistência necessária para fabricação de modelos de brincos, gargantilhas, anéis, pulseiras, entre outros.
No Brasil, são consideradas de qualidade e maior durabilidade, as joias em prata 950 e 925, sendo a mais conhecida e popular, a prata 925, também chamada de prata de Lei.
Para você que busca oferecer uma joia de excelente qualidade para sua marca, a prata 925 no atacado é uma excelente escolha, pois, apesar de haver em sua composição uma pequena quantidade de outro metal, em sua composição existe 92,5% de metal nobre, o que a define como uma joia legítima.
Qual a margem de lucro para um revendedor de prata no atacado?
Revender prata no atacado é lucrativo, sim! Mas, existem fatores que devem ser considerados na hora de projetar a margem de lucro.
Tudo vai depender do quanto a sua marca já é consolidada no mercado e também, os custos que envolvem a venda, sem esquecer o custo da matéria prima, que no caso, já é a própria joia adquirida no fabricante.
De modo geral, um distribuidor de prata no atacado consegue um lucro de 40% a 100%, dependendo do valor negociado com seu fornecedor.
No caso de um lojista, por exemplo, como o público inclui o consumidor final, o mesmo poderá ter até 300% de lucro, lembrando que outros custos estão envolvidos na hora de precificar a joia de prata.
A lista dos custos envolvidos com a venda de prata no atacado é bem considerável, sem contar a matéria prima. Veja alguns pontos que não podem ser esquecidos:
1 – Exibição em mostruário ou fotos para venda online;
2 – Aluguel da loja;
3 – Embalagens;
4 – Mão de obra / funcionários;
5 – Marketing;
6 – Comissões, entre outros.
Como escolher um bom fornecedor de prata no atacado?
Existem muitos fabricantes de prata no atacado, porém, é necessário levar em consideração alguns quesitos na hora da escolha, como :
- Qualidade
- Localização
- Capacidade produtiva
- Entrega
- Relacionamento
- Pós venda
Temos um artigo inteiro falando sobre isso, leia na íntegra clicando aqui.
Porque variar fornecedores de prata no atacado?
O sonho de quem revende prata no atacado é encontrar um bom fornecedor de joias, estreitar relacionamentos, acordar preço e seguir com a parceria por longos anos, não é mesmo?
Mas não é bem assim que a banda toca.
Existe a necessidade de variar o fornecedor de prata no atacado, em função da especialidade de fabricação de cada um.
Existem fabricantes de correntaria, fabricantes de fundição, fabricantes de estamparia, fabricantes de fios, fabricantes de argolas e fabricantes a laser. Cada técnica, projeta um tipo de joia de prata diferente, não atendendo a demanda de variedades que um empreendedor de prata no atacado precisa.
O custo benefício de adquirir joias de prata direto com um fabricante é muito bom, em contrapartida, é necessário fazer boa parceria com alguns 3 ou 4 fornecedores que atendam o perfil da sua marca.
Será que a Prata 925 é legítima?
“Nem tudo o que reluz é ouro”, assim como, nem todos que se intitulam fabricantes, fabricam prata 925 de verdade.
Existem muitos amadores, que se definem “fabricantes de prata 925” que, na verdade, trabalham com o que chamamos de prata baixa, porém, vendem a prata no atacado como se fosse prata 925 legítima.
Muito cuidado com os preços baixos. Mesmo que o valor da joia de prata seja bem acessível, os valores muito fora do mercado podem, por exemplo, evidenciar que o material utilizado não seja prata de lei.
Existem sim, fabricantes íntegros, honestos e que possuem princípios e valores dos quais não abrem mão, do mesmo modo que existe no mercado outros tantos fabricantes que pouco se preocupam com isso e não se incomodam em enganar o cliente.
Empresas que não possuem compromisso com a integridade do material utilizado para a fabricação de joias de prata no atacado, também não possuem compromisso ambiental.
Além de fabricarem prata baixa, contaminam o meio ambiente com descartes irregulares, poluindo o solo e prejudicando o entorno de suas fábricas (Leia nosso artigo que fala sobre sustentabilidade e a importância de zelar pelo meio ambiente).
Qual o maior fabricante de prata 925 do Brasil?
O maior fabricante de Joias em Prata 925 no Brasil é a Joias Nagalli, especialista em estamparia e trefilação da prata.
A Joias Nagalli iniciou suas atividades em 1975, com o desejo de desenvolver e produzir joias em prata de forma criativa, gerando oportunidades de negócios para os atacadistas e lojistas, além de contribuir para a prosperidade da cidade de Limeira que hoje é conhecida como capital das joias.
Ser uma grande fabricante de Joias em Prata 925 não era o objetivo principal da empresa, mas pode-se considerar uma consequência natural da experiência no mercado, da qualidade do produto oferecido e também do relacionamento de suporte ao cliente que é prezado numa parceria.
Comprometida com a sustentabilidade, a Nagalli trata e reaproveita a água utilizada nos processos da fabricação, além de ter o sistema fotovoltaico como fonte de energia para suas operações.
Apaixonada por desenvolver joias em estamparia e fios, com muita leveza e sofisticação, zelando sempre pelo acabamento de qualidade, a Nagalli tem sido referência nacional consolidada na fabricação de joias em prata 925 e também um dos principais parceiros de seus clientes.
Se você deseja firmar uma parceria com um fornecedor idôneo e que acredita na parceria a longo prazo e oferece joias com garantia reconhecida pelo mercado, fale com uma de nossas consultoras comerciais, será um prazer tê-lo como nosso cliente.
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe comercial entrará em contato com você o mais rápido possível!