Você atacadista de prata 925 já se sentiu bombardeado de questionamentos na hora de fechar negócio?
São muitas as dúvidas do público em geral, especialmente do consumidor final, que deseja esbanjar beleza e elegância, mas não deseja ser enganado na hora de comprar uma joia de prata.
No blog de hoje, vamos trazer as respostas para você que empreende como atacadista de prata, mas ainda não tem muita segurança com os mitos e verdades sobre a prata 925.
Acompanhe até o final!
A prata de lei e sua lei
Antes de falarmos sobre os mitos que cercam as joias de prata, vamos voltar no tempo e entender um pouco da história.
Por volta do século XV, o rei de Portugal Dom Afonso II criou uma lei para a prata. Isto porque, desde aquela época, já existiam os charlatões que faziam adulteração no metal e, depois, vendiam como se fosse prata pura.
Para punir e inibir os falsos comerciantes de prata, ele, o rei, decretou que a composição mínima para a prata deveria ser de 80%. Desde esta lei, a prata é conhecida como prata de lei.
Hoje em dia, os atacadistas de prata dão prioridade para revenda de joias de prata 925 por ser a mais comum, durável e com ótimo preço para investimento.
Sua composição é de 92,5% de prata pura, ou seja, extremamente legítima como manda o figurino.
Mitos sobre joias de prata
Dentre tantas dúvidas sobre a legitimidade das joias de prata, vamos citar aqui os 5 mitos mais comuns que cercam o acessório. Você que é um atacadista de prata, não pode deixar de conhecer o assunto e ter a resposta na ponta da língua na hora de fechar negócio.
1 – Só é prata 925 se a peça estiver timbrada: #mito
Avaliar uma joia porque ela tem ou não um timbre 925, com certeza, não é requisito de qualidade e nem garantia de legitimidade.
O timbre pode ser feito por qualquer fabricante, inclusive os que trabalham com a prata baixa, como a prata 700, por exemplo.
A avaliação laboratorial sempre será a melhor forma de verificar a composição correta da joia de um fabricante de prata 925.
Se você é um atacadista de prata e ainda tem o hábito de achar que o timbre significa garantia da prata, chegou a hora de mudar este conceito.
Você pode estar perdendo ótimos fabricantes de prata pelo simples fato de exigir o timbre na joia, assim como, também pode estar sendo enganado, comprando prata baixa como se fosse legítima, apenas porque existe um timbre na peça.
2 – Prata legítima não oxida: #mito
A oxidação da prata é um processo natural do metal e todo atacadista de prata deve ter isso muito bem assimilado na hora de atender seu cliente.
Se olharmos para uma joia em prata através de um microscópio, podemos observar que ela é cheia de porosidade (furinhos), característica que, a olho nu, é impossível enxergar. Por conta desta característica, ela absorve todas as impurezas do corpo humano e também as impurezas presentes no ar.
Ao reagir com estas impurezas, a joia oxida e perde o aspecto brilhante e límpido.
Outro reagente que contribui para a oxidação da prata é a água do mar e a maresia do litoral. Uma técnica muito utilizada por fabricantes, é dar um pequeno flash de banho de prata pura sobre as joias, a fim de nivelar a superfície do acessório, retardando desta forma, a oxidação.
Mas fique tranquilo! A oxidação não é permanente. Basta uma boa limpeza na joia para que a mesma recupere seu brilho e beleza. Veja nosso outro conteúdo sobre dicas infalíveis para a limpeza de joias de prata.
3 – Prata legítima demora escurecer: #mito
São muitas as variáveis que fazem uma joia de prata escurecer. O fato dela ser legítima não faz com que ela demore ou não para escurecer e sim, o contato com os componentes que fazem a prata oxidar (conforme tópico acima), inclusive, seu mau armazenamento.
É claro que uma joia em prata baixa, que possui muito mais mistura de outros metais não nobres, escurece muito mais rápido se comparada a uma joia de prata 925, porém, essa não deve ser a única questão a ser levada em consideração.
O armazenamento da joia, tanto para quem é atacadista de prata quanto para o consumidor final, também são fatores que contribuem com o escurecimento da joia. Clique aqui e veja os cuidados e tipo de armazenamento adequado que você deve ter com a joia de prata 925.
4 – Pasta de dente afina a joia em prata: #mito
A pasta de dente possui um efeito abrasivo quando utilizada sobre a prata, o que ajuda na remoção das impurezas presentes na superfície da joia, restaurando seu brilho.
Este tipo de limpeza não faz com que a joia fique mais fina, quando se afirma isso pelo efeito abrasivo, deveríamos considerar que levariam muitas e muitas gerações para ocorrer algum tipo de desgaste notável na joia. Por tanto, considere um mito esta afirmação.
Por isso, tanto você que é atacadista de prata quanto seu cliente, podem sim, usar este método para a limpeza da joia. Além de ser prático, é muito eficaz.
5 – Joias de prata são apenas para mulheres: #mito
Este é um mito clássico. Todo atacadista de prata deve investir sem medo em vários modelos de joias, pois, a prata é utilizada por todos os públicos, incluindo o público infantil.
Homens, mulheres e crianças podem encontrar o acessório facilmente em lojas físicas como também na internet. Seja para usar no dia a dia ou em ocasiões especiais, todo e qualquer look fica muito bem representado com uma joia de prata.
Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre alguns mitos da joia de prata, vale a pena ressaltar algumas verdades totalmente enraizadas sobre este metal nobre e que nenhum atacadista de prata pode esquecer:
- a prata 925 possui alta durabilidade;
- é uma joia e não semijoia;
- é um material hipoalergênico;
- é versátil;
- é um excelente condutor de energia;
- possui fácil manutenção;
- possui preço acessível;
- é muito fácil de limpar;
- qualquer pessoa pode usar.
A grande verdade para o atacadista de prata
Entre mitos e verdades, a melhor dica e maior verdade entre todos os pontos positivos de uma joia de prata, vai para o empreendedor e atacadista de prata: Bons fabricantes de prata sempre serão a melhor opção de escolha na hora de comprar joias para revender.
Um bom fabricante é:
- idôneo;
- parceiro;
- tem experiência de mercado;
- te ajuda no momento da compra;
- oferece suporte no pós compra;
- garante o produto que fabrica;
- oferece preço acessível;
- não mente em relação a composição das joias de prata.
Bons fabricantes não são “donos da verdade”, mas com certeza, são donos do negócio e podem contribuir muito positivamente na relação comercial com o atacadista de prata.
Fabricante de joias em prata 925 em Limeira
A Joias Nagalli, fabrica joias em prata 925 desde 1975 e o processo acontece desde a fundição do metal até o produto final.
Somos apaixonados por desenvolver joias em fios e estamparia, com muita leveza e sofisticação, zelando sempre pelo acabamento fino de excelente qualidade.
Todo suporte necessário que você, atacadista de prata, precisa na hora de comprar as mais lindas joias para revenda, você encontra na Nagalli.
Conheça nossa equipe comercial, consultoras competentes e atenciosas, prontas para oferecer suporte e resolver qualquer dificuldade com a prata 925.
Preencha o formulário abaixo, entraremos em contato o mais rápido!
Será um prazer atender você e oferecer a melhor prata 925 que o mercado atacadista possui.