A produção de joias é feita com diferentes tipos de metais preciosos. Quanto maior a qualidade delas, maiores serão seus diferenciais e atrairão pessoas para sua loja. Ter várias opções ajuda a atrair diferentes públicos, que tenham interesses em peças de perfis diferentes.
A prata 925 é uma das mais versáteis. Com ela, é possível criar tantas peças elegantes, que podem ser utilizadas em eventos formais (como formaturas, casamentos, entre outros) quanto, também, no dia a dia.
Mas, e se um cliente aparecer em sua loja e não souber as diferenças entre prata 925 e outras opções de metais preciosos? Para saber tirar essas dúvidas, separamos um conteúdo interessante que te ajudará nessas questões. Boa leitura!
O que é a prata 925
Vamos começar entendendo o que é a prata 925! Seu nome vem do percentual de composição da joia: 92,5% de prata e os demais 7,5% são de outros metais não nobres (como o cobre). Ela é mais rígida e durável do que outro tipo também bastante utilizado no mercado: a 950, que é feita de 95% do material e os demais 5% com outras ligas metálicas de qualidade.
Alguns lugares chamam esse tipo de prata, por ser a mais pura que permite sua utilização no mercado, de prata de lei ou prata esterlina.
Mas você pode se perguntar: ok, mas não é possível usar uma prata 1000 (ou seja, 100% pura)? Pode, mas normalmente ela só faz parte da composição de filigranas por ser mais maleável.
Normalmente as peças produzidas em prata 925 recebem uma marcação do fabricante, identificando a legitimidade da joia e a origem do metal. Apesar desta prática comum, isso não garante a legitimidade do metal, considerando que a marca é feita na finalização do produto e pode ser timbrado em qualquer metal. Alguns fabricantes com maior experiência no mercado optam por timbrar com sinais que identifiquem a produção própria.
Diferenças entre prata 925 e platina
A platina é um metal precioso bastante utilizado no mercado de joias, principalmente, pela sua dureza – e, portanto, consegue lidar bem com a aplicação de pedras preciosas, como o diamante.
Mas não só ela: muitas peças com esse metal também recebem gemas de safira, ágata, entre outras). Pela sua estrutura, as chances de que as pedras se soltem são pequenas.
As principais diferenças entre a prata 925 e a platina são:
- cor e brilho: ainda que a platina tenha uma cor bastante semelhante à da prata 925, é possível notar algumas diferenças de tonalidade (a platina puxa levemente para um branco acinzentado). Além disso, ela demanda menos polimento do que a prata;
- pureza: a prata 925 é uma liga com outros metais, enquanto a platina tende a ser utilizada com maior grau de pureza;
- peso: as peças de platina tendem a ser mais pesadas e, por isso, tendem a ser mais utilizadas em situações esporádicas, enquanto a prata 925, por ser mais leve, é confortável para o dia a dia;
- preço: justamente pelo ponto anterior, as joias em platina tendem a ter um valor mais elevado em comparação às joias de prata 925. Sua grama é, inclusive, mais cara do que a de ouro.
Diferenças entre prata 925 e ródio
O ródio é um metal precioso derivado da família da platina, encontrado, justamente, nas minas desse segundo metal. É considerado um dos metais nobres de maior valor, em conjunto com prata e ouro.
Uma de suas principais características e que a diferencia da prata 925 é a dureza. Ele é muito utilizado na composição de pulseiras, colares, brincos e anéis.
O ródio é bastante utilizado, também, para dar banho em joias de outros metais, para preservar o brilho por mais tempo. O banho de ródio também costuma ser utilizado em semijoias, para que elas possam ter um acabamento mais refinado, mesmo que não seja feito com pedras preciosas. Também faz parte da composição das ligas metálicas que compõem peças de prata e ouro branco.
Um olhar leigo pode fazer com que peças de prata e ródio possam até ser confundidas, por ambas serem prateadas. Mas o ródio tem um tom mais cinza-claro, enquanto a prata tem um brilho bem característico.
Diferenças entre prata 925 e ouro
O ouro é o metal mais valioso e utilizado na composição de joias. Isso porque é um metal resistente e maleável, permitindo trabalhar peças de diferentes tipos e ter uma longa durabilidade.
A principal diferença entre o ouro e a prata 925, além do valor, é a cor. As ligas em ouro são encontradas em tons dourados, rosé ou branco. Conheça as principais características de cada um dos tipos a seguir:
- Ouro dourado: pode ser encontrado nas versões 18K (75% de pureza), 20K (83% de pureza) e 24K (ouro puro). Nas misturas do ouro 18K e 20K, pode entrar metais como prata e zinco;
- Ouro rosé: com um tom rosado, ele é feito com a composição do ouro puro, prata e bronze. Esse último é o que ajuda a trazer a cor característica das joias feitas com essa liga metálica. Normalmente é feito com a composição de 75% de ouro amarelo, 15% de cobre e 10% de prata;
- Ouro branco: com uma cor mais próxima ao prateado, é feito com a composição de ouro puro, paládio e prata. Essa mistura torna essa a versão com maior valor agregado entre os tipos de ouro e com um aspecto mais discreto do que os demais.
Considerando as principais diferenças entre o ouro e a prata 925, sendo o valor e a cor, muitas joalherias ganham destaque ao ter em suas vitrines e mostruários joias em prata 925, pois além do ótimo custo benefício o consumidor consegue ter joias preciosas com um brilho inigualável e que estão em alta.
O melhor fornecedor de joias em prata 925 no atacado
A Nagalli fabricante de joias em prata 925 tem se destacado no atacado de prata por sua experiência, autenticidade e especialidade, a estamparia e trefilação de prata 925.
Apaixonada por desenvolver modelos sofisticados, leves e com um acabamento de excelente qualidade, a Nagalli se tornou um dos principais fornecedores de seus clientes atacadistas de prata e lojistas.
Você procura por fornecedores de joias em prata 925 atacado? Preencha o formulário abaixo para conhecer nossas condições de compra do atacado e modelos em linha.