A prata sempre exerceu um forte fascínio nos seres humanos e não é de hoje, sabia? Nos dias atuais, ela tem sido uma opção muito procurada para presentes, justamente, por ser uma escolha certa e que agrada a maioria das pessoas.
Mas afinal, como isso começou? Qual é a origem do encantamento pela prata e sua tradição no mundo da ourivesaria? Se você é dessa área, seja como revendedor ou lojista, continue lendo e veja mais sobre essa história a seguir!
O uso da prata para joias desde a antiguidade
A prata é um metal valorizado desde a Antiguidade, sabia? Civilizações como os egípcios, gregos e romanos usavam ela para criar adornos e joias que não eram só ornamentos, mas também símbolos de status e poder.
No Egito Antigo, ela esteve presente tanto na produção de joias quanto, também, em objetos decorativos de figuras de poder da região. Isso acontecia porque esse metal era importado de outras regiões e tinha, até mesmo, um valor maior do que o ouro, que era produzido naquela região. Na Grécia Antiga, não foi diferente! O metal fazia parte de utensílios domésticos de luxo.
Já na virada para o começo da civilização clássica, o ouro começou a ganhar mais importância. Mas a prata continuou se destacando e chamando a atenção pela sua beleza e brilho.
Por exemplo, durante a Idade Média, pessoas que tinham colheres de prata eram consideradas de alto status na sociedade e só eram servidos em refeições com convidados ilustres.
Por isso, inclusive, a expressão “nascer de colher de prata”, que é quase análoga a expressão “nasceu em berço de ouro”, ou seja, de que a pessoa vem de uma origem rica.
O surgimento das regras para ourivesaria e a prata 925
Com o passar dos séculos, a prata continuou presente como uma das opções preferidas para a ourivesaria, sendo símbolo de luxo e sofisticação. Porém, havia muitos casos em que eram feitas ligas metálicas com materiais de baixa qualidade, que empobreciam as peças produzidas com esse metal.
Afinal, a prata é um metal muito maleável na sua forma pura. Para que ele possa ser utilizado para a fabricação de joias, precisa ser unido com outros metais de alta qualidade.
Porém, antes do século XII, muitos produtores de peças utilizavam metais de qualidade inferior, o que diminuía o brilho e a beleza da joia, além de diminuir sua vida útil. Foi quando o Rei Dom Afonso II, em Portugal, definiu um limite mínimo para a presença de prata nas ligas metálicas: 92,5%.
Foi daí que surgiu o conceito de prata 925, sabia? Até hoje ele é adotado em vários lugares, inclusive no Brasil. E devido ao decreto, ela também recebe o nome de “prata de lei”.
A importância cultural da prata 925
Outro motivo pelo qual a prata 925 se tornou tão importante, além de sua beleza, brilho e por ser um metal precioso, foi pelo seu papel cultural. Diversos povos na história relacionaram o uso desse metal com a representação da lua, enquanto o outro representava o sol. Dois povos que faziam essa representação simbólica do metal foram os egípcios e os incas.
Para eles, os elementos da natureza eram sagrados e, portanto, o uso deles era considerado um forte amuleto de proteção.
Inclusive, essa visão da prata como um protetor sagrado chegou, também, em lendas como as histórias de vampiros. Eles eram fracos a esse metal, justamente, por ser considerado um elemento “puro” e que interromperia os poderes dos “impuros”.
Isso também passou para outras lendas folclóricas. Afinal, você já deve ter ouvido falar no famoso conceito de “bala de prata”. Esse seria o único tipo de munição capaz de matar entidades sobrenaturais como lobisomens, bruxas e outros monstros.
As joias em prata 925 no mundo contemporâneo
Nos dias atuais, a prata continua tendo um forte prestígio, sendo uma opção excelente de presente para quem deseja presentear uma pessoa querida com uma joia que durará por toda a vida e passará de geração em geração.
Hoje há, inclusive, uma alta demanda por joias que aliam um design moderno e materiais de alta qualidade. Os designers de joias aproveitam as vantagens da maleabilidade da prata para fazer criações elaboradas e ousadas, ou para criação de peças clássicas e atemporais.
Assim, é possível atender às demandas de todos os apaixonados por joias em prata, desde quem busca um visual mais tradicional quanto contemporâneo.
Conte com as melhores joias em prata 925
Como as joias em prata estão em alta, sendo opções de presente para todos os públicos, é importante ter as melhores em sua loja. Para isso, conte com a Nagalli.
Com mais de 50 anos de experiência, trazemos excelência em nossa produção, além de investir em uma fabricação sustentável, com reuso dos resíduos de prata e evitando a dispersão em água.
Quer conhecer mais sobre nossas opções? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!